ARTE E SUSTENTABILIDADE NA PRAÇA VICTOR CIVITA

De 2 de fevereiro a 31 de março, exposição ‘Vira-Lata’ mostra materiais recicláveis transformados em obras artísticas.

image004

Um uso mais criativo para objetos do dia a dia é o que propõe a exposição Vira-Lata, de 2 de fevereiro a 31 de março, na Praça Victor Civita. Por meio da temática da reciclagem com arte, artistas plásticos fazem reuso de diversos tipos de latas, entre bebidas, alimentos, tintas e outros. Em conexão com a linguagem de transformação e sustentabilidade da Praça Victor Civita, na mostra o material que geralmente é descartado como lixo torna-se um interessante suporte para, ao todo,  70 obras de arte.

 A ideia do título “Vira-Lata” faz referência na popular raça de cães que vive nas ruas a revirar latas de lixo em busca de alimento, associando tal atitude aos artistas de rua que também promovem a “virada” de diversos muros esquecidos da cidade, transformando-os em belos painéis compartilhados com toda a sociedade.

Expo Vira Lata (3) Expo Vira Lata (6)

• SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Museu da Sustentabilidade, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 300 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

• SERVIÇO:

Exposição Vira-Lata

Data: de 2 de fevereiro a 31 de março de 2013. De segunda a domingo, das 8h às 18h

Local: Museu da Sustentabilidade – Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros

Contato:  (11) 3031-3689
Entrada Franca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s