// ESTELA SOKOL | QUADROS E ESCULTURAS

Na grande sala da galeria, com pé direito de mais de seis metros, serão apresentadas quatro grandes esculturas em mármore e cerca de 20 pinturas.
Esta série de trabalhos potencializa a abordagem da cor na perspectiva de Sokol, que utiliza materiais industriais, buscando revelar tons, que, mesmo advindos das cores do mundo, despontam como novidades e certa estranheza, a partir da manipulação da artista.
Assim, as pinturas, intituladas Quadros, são incomuns por não utilizar nenhum tipo de tinta. A artista esticou e sobrepôs lâminas de PVC coloridos, opacos e translúcidos, entre outros matérias sintéticos, sobre chassis de madeira, criando diversas matizes que mudam conforme a incidência da luz. Segundo Naves, “Estela cria passagens tonais sutilíssimas, próximas de soluções de grandes pintores modernos, como Morandi ou Volpi. Em outros trabalhos, a sobreposição das películas produz um resultado ambíguo, superfícies furta-cores que praticamente impedem que identifiquemos o que vai pelo plano dos quadros. E há ainda os quadros em que as diferenciações de cor se mostram mais acentuadamente – lembrando as telas de Eduardo Sued da década de 1980 –, o que dá às cores uma alegria difícil de encontrar nas mercadorias de uma loja qualquer”.

// MARINA CAMARGO | PLANISFÉRIO

No andar superior da Zipper Galeria, o projeto “Zip’Up”, com curadoria de Mario Gioia, apresenta a exposição individual de Mariana Tassinari. A artista apresenta a exposição “Requadros” que mostra imagens do escritório da fábrica de seu avô, projetado pelo arquiteto Eduardo de Almeida.

“Há muito tempo não visitava este lugar e no início do ano estive lá para filmar o documentário sobre o próprio Eduardo de Almeida. Era um sábado e as salas estavam vazias, mas ao mesmo tempo cheias de memórias: nos móveis desgastados, no concreto das paredes e nos pôsteres com fotos antigas da região. Quando comecei a pensar nos trabalhos para a exposição minha vontade era aproveitar o espaço contido da sala para criar um ambiente com imagens que tivessem uma forte relação entre si”, detalhe Mariana.

// QUANDO
Aberturas: Sábado 10 de Novembro, das 14h às 18h
De 12 de Novembro a 8 de Dezembro, 2012.
Segunda a sexta-feira das 10h às 19h
Sábado das 11h às 17h
http://www.zippergaleria.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s