A POESIA DO OLHAR / CASA TURQUESA PARATY

De frente ao cais do porto no centro histórico de Paraty, com vista para as ilhas que desenham no oceano o verde da Mata Atlântica, entre a arquitetura icônica de suas construções e a cúpula da Igreja de Santa Rita, a CASA TURQUESA Maison d´hôtes – fundada no ano de 2008 – de Tetê Etrusco possibilita traduzir os sentidos em experiências singulares.

O cenário idílico de uma das cidades mais importantes do período colonial transforma-se em possibilidade poética nesse conjunto de casarios, transformado em maison d´hôtes pela paulistana Tetê Etrusco. A CASA TURQUESA cria memórias afetivas através de um fino aconchego e conversas regadas ao dry turquesa ou as surpresas cotidianas preparadas meticulosamente e, no entanto, despretensiosamente colocadas à disposição dos visitantes.

A infraestrutura da CASA TURQUESA, com pátio interno para os hóspedes, piscina com hidromassagem, bar, gazebo e jardim, ainda oferece uma sala de leitura com computador (wi-fi zona) e uma pequena lareira para os dias mais frios. Os quartos também possuem grande conforto: camas king e queen size, lençóis 100% algodão com 300 e 600 fios assinados pela renomada casa Trussardi; banheiros amplos com produtos da Granado, e nas suítes, banheira de hidromassagem. Fazem parte da decoração, móveis de designers brasileiros, tecidos da Regatta e pinturas e obras de artistas como Jacques Rey e Tiacho Baenninger, entre outros.

Privilegiando a cultura gastronômica local, a CASA TURQUESA não oferece serviço de almoço e jantar. Para quem deseja ficar no conforto da Casa, existem opções leves e saudáveis como quiches, saladas, casquinhas de peixe e de siri. Diferencia-se mesmo pelo café da manhã “artesanal” preparado na própria cozinha da pousada. Servido individualmente, e sem hora para acabar, o café da manhã – com guloseimas como muffins e tapiocas – é uma surpresa para o paladar. Antes de um passeio pela noite de Paraty, o happy hour no bar da casa: um dry turquesa acompanhado de um ceviche de salmon.  

Sob o olhar atento e o cuidado do arquiteto Renato Tavolaro, a fachada do charmoso sobrado do século XVIII em turquesa e branco – destruído pelo fogo há trinta anos – recebeu restauração, que verbaliza a essência arquitetônica do período com o conforto de um luxo despretensioso. Do passado, mantêm-se as pedras na parede características das construções originais de Paraty. Desde a década de 70, Tavolaro é especialista no restauro e no décor do período colonial brasileiro. Além da CASA TURQUESA, o arquiteto é responsável pela assinatura de outros projetos em Paraty.

No interior, o décor configura-se pelos detalhes da cor turquesa, traduzindo assim, leveza, serenidade, paz e boas energias. Casa suíte recebe o nome de uma cor, que aparece como matizes de contraponto entre a primazia pelo branco. O mobiliário com peças de Zanine Caldas, Carlos Mota, e Armando Cerello ganham contornos com o design de luz da Lightworks. As obras de artistas plásticos locais, como Pedro Malvão e Tiacho Boenninger e uma fotografia do saudoso Thomas Farkas arrematam o lifestyle.

O que não poderia faltar na CASA TURQUESA é uma boutique em sua dependência que vende o conceito e o lifestyle da pousada. Lá, é possível encontrar as peças do enxoval da Casa, como lençóis, travesseiros e pesseiras de linha colorida, assinados pela italiana Trussardi; pulseiras da Francesca Romana; saídas de banho e biquínis de Adriana Degreas; os famosos Kikoys do Kenya da estilista Kika Lerner e os quadros dos casarões de Paraty pintados pelo artista plástico “Tiacho Baenninger” (vencedor da bienal de arte naif em 1998). Visando incentivar ainda a arte local, a boutique oferece vestidos pintados à mão pelo artista local Christiano de Paula. Complementam a estética e o universo da CASA TURQUESA lembrancinhas menores, como mini travesseiros com o logo da pousada, perfume de ambiente, velas, e amenities da Granado! A CASA TURQUESA é ainda, boutique de venda exclusiva da marca Adriana Degreas em Paraty. Sazonalmente, apaixonados por beachwear deluxe podem conferir as peças limitadas da estilista. Além disso, a boutique oferece também uma linha praia masculina da marca Limits.

CASA TURQUESA Maison d’hôtes

Rua Dr. Pereira, 50 Centro Histórico Paraty – RJ Tel.: 24 – 3371.1037 (reservas) www.casaturquesa.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s