18ª PARALELA GIFT TRAZ NOVIDADES DO ARTESANATO CONTEMPORÂNEO

Considerada um dos mais importantes eventos de design contemporâneo destinado a lojistas no Brasil, a 18ª Paralela Gift acontecerá de 12 a 15 de agosto no Shopping Iguatemi em São Paulo, com curadoria de Marisa Ota. Os nomes já confirmados para a 18ª edição são Christina Cunalli, Daniela Karam, Calu Fontes, Derick Objetos, Exea, Isabel Prisco, Renato Imbroisi,Vera Monfort e Lyptus. Além disso, contará com a importante presença dos Sebraes de vários estados.

Calu Fontes, artista plástica conhecida por sua arte em porcelana, com sobreposições de imagens pintadas à mão, se uniu à designer Carine Canavesi e criou a “Amarelo Pavão”, grife de azulejos com estampas exclusivas que será apresentada na próxima Paralela Gift. A grife propõe uma técnica que viabiliza a produção da peça em série: decalques feitos com pigmentos cerâmicos queimados no forno, para fixar o desenho no esmalte da peça. Os azulejos surgem com novas padronagens e design exclusivo e contemporâneo. Para a coleção, são três linhas: barroco, geométrico e básico. O nome da marca surgiu do encantamento das sócias pelo Pavão, ave conhecida por sua beleza e plumagem vistosa, e o amarelo, uma das cores que compõem sua cauda, que significa prosperidade e fertilização.

Com participação especial nesta edição, Renato Imbroisi trará um stand com inspiração em Eva Maciel, uma líder comunitária de Carvalhos, Muquém no Sul de Minas. A coleção ‘Eva viu o Ovo’ em homenagem a Eva é inspirada no galinheiro e nas mais variadas espécies de galinhas. Entre os produtos tecidos pelas mãos de 70 artesãs estão bolsas, almofadas , cortinas e outros feitos em tear, crochê, palha de milho e fibras 100% naturais. Essa foi a 1ª comunidade que Imbroisi trabalhou, há 24 anos.

Os Sebraes DF DF-UES, MT, MG, RS participarão viabilizando projetos sociais para geração de renda de comunidades de todos os cantos país, entre eles: a coleção “Bichos do Mar de Dentro”, feita por artesãos de Arroio Grande, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande, cidades da região Sul do Estado, miniaturas em madeira, bordados e tapeçarias de garças, corujas, capivaras, tamanduás, quero-queros e muitas outras espécies. A seleção é composta por animais silvestres que vivem na região da Costa Doce, o chamado “Mar de Dentro”, e que se estende de Guaíba ao Chuí, constituindo o maior complexo lagunar do mundo.

Outra novidade é o Projeto Lyptus®+ Paralela, onde designers convidados pela Paralela e pela Lyptus lançarão uma coleção especial, feita a partir da madeira Lyptus – extraída de florestas renováveis com manejo sustentável e certificado. Esta iniciativa incentiva a responsabilidade ambiental e social, e já conta com a participação de importantes designers, como Baraúna, Estúdio Manus, Domingos Tótora, Marcelo Kiokawa, Leonardo Bueno, Pedro Useche, Mauro Fuke, Bettina Terepins, Não Yuasa, Ana Paula Castro, Baraúna, e Rubens Szpilman.

A Exea Design em Porcelana também marcará presença na 18ª Paralela com o lançamento de sua linha de produtos, o “Projeto Coletivo: cada designer teve liberdade para customizar uma xícara, mostrando que objetos do cotidiano podem ser funcionais e surpreendentes. A criação dos produtos Exea está nas mãos de importantes nomes do design nacional: BAR Design, Rachel Hoshino, Estúdio Manus e Alberto Pretel. Marcos Roismman assina a Linha Ellipse, vencedora do iF Product Design Award.

Mais informações: http://www.paralelagift.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s